Margarida

O Grupo de Estudos Mulher e Gênero Margarida Alves existe na UNESP- Franca desde 2010. O grupo foi criado por mulheres estudantes que entendem a necessidade da discussão e melhor entendimento da questão de gênero por todas e todos.  O preconceito e a discriminação contra a mulher fazem parte de nossa realidade, e para serem combatidos é preciso buscar suas raízes e ao mesmo tempo atuar na construção de projetos que possibilitem que homens e mulheres, sejam sujeitos do processo de transformação social.  O Grupo constrói seus projetos de estudos e extensão no sentido desta transformação necessária e urgente.

O “Margarida” acredita no papel da universidade como espaço libertador, que promova discussões críticas e consiga dialogar com toda a sociedade . A discussão de gênero está cada vez mais presente na sociedade e precisa fazer parte do cotidiano dos alunos da UNESP-Franca que vislumbram uma formação diferenciada, pautada no entendimento de que a busca de relações mais equânimes é o caminho para a construção coletiva de uma realidade melhor e mais feliz para todos.

O grupo é coordenado pela Professora Doutora Onilda Alves do Carmo, Coordenadora do Conselho de Curso de Serviço Social.

Fonte: Manual do Bixo 2011