GINGA

Olá bixos e bixetes, nós somos do GINGA – Grupo de Incentivo à Educação e ao Esporte.
O GINGA desenvolveu-se como projeto a partir das aulas de capoeira dadas pelo prof. Vampeta, do grupo Raízes do Brasil (daí o nosso nome). Hoje, o GINGA é formado por alunos da Unesp de vários cursos e por cerca de 15 a 20 crianças da Vila Tião, bairro francano.

Buscamos elaborar aulas em que os educandos possam fazer uma relação direta com o seu dia-a-dia. Por isso, tentamos organizá-las de acordo com idéias sugeridas pelas próprias crianças – onde elas tornam-se atores e participantes do ‘aprender’ – e também com atividades lúdicas como jogos e brincadeiras, acreditando que o esporte, a atividade física em grupo – como a capoeira – é um instrumento essencial que favorece o senso coletivo, a expressão corporal, a criatividade e o cuidado com o outro.

Almejamos e trabalhamos para que a construção do aprendizado ocorra ao mesmo tempo em que as aulas acontecem.

Procuramos ter um referencial teórico baseado nas pedagogias de Paulo Freire e de Rudolf Steiner. E como forma de aprofundar, criar e recriar a pedagogia “gingana” nos reunimos mais ou menos uma vez por mês para o estudo e discussão de um material teórico pré-definido, além disso, realizamos reuniões semanais para preparar as aulas da semana e discutir assuntos administrativos e teóricos.

Portanto, bixos e bixetes, sejam muito bem vindos e, se interessados, sintam-se confortáveis para conversar com qualquer um de nós. Para qualquer dúvida, o e-mail do grupo é: ginga_franca@googlegroups.com.

Fonte: Manual do Bixo 2011