GEDES

O Grupo de Estudos de Defesa e Segurança, cuja sigla será GEDES, fundado a 25 de agosto de 2001, na Faculdade de História, Direito e Serviço Social, da Universidade Estadual Paulista, campus de Franca, por iniciativa de um grupo de professores e alunos interessados no tema da Paz, da Defesa e da Segurança Internacional, constitui-se como Grupo Acadêmico dentro da estrutura da Universidade. Foi o primeiro do campus de Franca a ser reconhecido pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) como grupo de pesquisa.

O GEDES é um grupo multidisciplinar que recebe aportes de diversos âmbitos do saber. Também é interinstitucional: embora sediado no campus da UNESP de Franca, seus membros pertencem a vários campi da UNESP e a diversas instituições universitárias, centro de educação e de pesquisa militares, além de ONG´s. O GEDES reúne pesquisadores e professores, doutorandos, mestrandos, alunos de iniciação científica, e recebe jovens doutores e pós-doutorandos do país e do estrangeiro. Seus membros estão vinculados às mais importantes associações acadêmicas sobre estes temas, tanto nacionais quanto internacionais, executando projetos conjuntos com outros centros de relevância nacionais e internacionais.

Dois dos mais importantes produtos do GEDES são os Observatórios. Trata-se de um esforço realizado por grupos empenhados em fazer chegar aos pesquisadores da área, institutos militares e órgãos governamentais de diferentes países, semanalmente, pelo correio eletrônico e de maneira gratuita, a edição isenta das matérias aparecidas em diferentes jornais sobre os temas relativos às Forças Armadas e à Defesa, Segurança Internacional e Política externa.

Fonte: Manual do Bixo 2011, adaptado.