GAPAF

O GAPAF é um grupo de extensão interdisciplinar da UNESP/Franca que trabalha com educação popular e atua na comunidade francana desde 1997.

O grupo entende a educação como um ato político e, movendo-se pela filosofia de Paulo Freire, não objetiva necessariamente a alfabetização, mas o desenvolvimento de trabalhos que busquem o despertar de uma consciência crítica e que levem os sujeitos a pensarem sobre suas vidas a partir da realidade na qual estão inseridos, aliando a educação formal apresentada na escola a uma educação problematizadora. Almeja despertar a autonomia, a participação consciente e a emancipação dos sujeitos (embora entendamos os limites para isto na sociedade regida pelo capital).

Atualmente, o grupo trabalha em duas frentes: com adolescentes em conflito com a lei (em medida judicial de Liberdade Assistida – L.A e Prestação de Serviços a Comunidade – PSC) e com adultos atendidos no Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e Drogas (CAPS – AD) de Franca. Nos dois casos, tratam-se de demandas marginalizadas, que requerem atenção tanto do poder público como da sociedade em geral. Neste sentido, o GAPAF busca através de sua intervenção direta contribuir com esta população.

As atividades educativas do grupo são realizadas de acordo com as temáticas escolhidas para cada trabalho, sempre buscando temas que envolvam os educandos (alunos) e que integrem seu cotidiano, e diversos recursos (audiovisuais, lúdicos, etc.) são utilizados para essa construção.
Para tanto, o grupo se reúne semanalmente às quartas-feiras, às 17h, na sala 17 do Centro de Estudo e Extensão (CEE) do campus de Franca para a Reunião Administrativa (RA) e às quintas-feiras, às 13:30, na mesma sala para as preparações de aula.

Fique atento aos cartazes na faculdade que informarão sobre oficinas de apresentação do GAPAF e também dos grupos de extensão comunicativa! Se quiser saber mais, procure um dos gapafentos ou mande e-mail para gapaf_unesp@yahoo.com.br.

Fonte: Manual do Bixo 2011