CJS

O Centro Jurídico Social (CJS) é uma Unidade Auxiliar da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Franca, criada em 1990, a partir de uma proposta de professores de Direito e Serviço Social da faculdade, como uma possibilidade de extensão universitária e atendimento sociojurídico gratuito à população economicamente necessitada, não assistida por órgãos públicos e particulares, residentes na Comarca de Franca, no Estado de São Paulo.

Assim, o CJS constitui-se numa unidade de assistência jurídico-social com espaço para formação profissional, atendendo ao tripé da Universidade ensino-pesquisa-extensão, criando-se um campo de estágio privilegiado aos estudantes de Direito e Serviço Social da UNESP Franca.

Os objetivos da instituição perpassam a orientação dos usuários para o acesso à defesa e a reivindicação de seus direitos, como também à colaboração na formação ético-técnico-profissional dos estudantes que ali trabalham. Dessa forma, são promovidos estudos e pesquisas sobre as diversas áreas do Direito, bem como as demais áreas relativas à assistência social para a concretização de seus objetivos principais.

O grande diferencial do trabalho realizado no CJS, em comparação as demais assistências judiciárias, é o trabalho interdisciplinar realizado entre os cursos de Direito e Serviço Social. Vale ressaltar que tanto no atendimento sociojurídico feito na Unidade Auxiliar, quanto nos projetos existentes, há a atuação de duplas de estagiários, um de cada curso, supervisionados pelos respectivos profissionais das áreas que, pelos seus conhecimentos, buscam, no cotidiano de suas ações, obter experiência profissional e qualidade dos serviços prestados à população. Deste modo, há uma enorme preocupação em atender as reivindicações dos usuários perante a justiça, não se olvidando de lhes esclarecer sobre o que for necessário para um melhor entendimento de seus direitos perante o Estado brasileiro.

Por fim, no CJS, é possível aplicar os conhecimentos adquiridos dentro da universidade, de maneira prática, bem como aprimorar o aprendizado em virtude dos estudos realizados, bem como o retorno que se tem dos usuários atendidos.

Site: http://www.franca.unesp.br/interno-cjsindex.php

Fonte: Manual do Bixo 2010 / Site da UNESP Franca