faq

FAQ

É notável o quanto o campus e a dinâmica da universidade conseguem ser um pouco enlouquecedores e deixar a todos os estudantes, principalmente ingressantes, um pouco perdidos acerca das diversas atividades e obrigatoriedades exigidas. Pensando nisso e numa forma de facilitar a vida universitária de todos, o CADir apresenta o FAQ 2018.

FAQ (frequently asked questions/perguntas mais frequentes) é uma ferramenta que basicamente se baseia em responder as dúvidas mais recorrentes acerca de uma assunto. Assim, separamos os assuntos que mais confundem os estudantes, desde ingressantes a quinto anistas, e apresentamos esta compilação das mesmas abaixo separadas por tópicos.

Esperamos que ela sirva para que vocês não fiquem tão perdidos. Lembrando que qualquer outra dúvida pertinente será respondida com prazer pelo CADir através das redes sociais ou de seus membros.

 

 

 

 

CALOUROS

1.     Onde eu devo fazer minha confirmação de matrícula?

 

R: Através do portal online e posteriormente a matrícula presencial.

 

2.     Como estão organizadas as salas de aula?

 

R: A Unesp em geral organiza sua estrutura em blocos, cada qual com setores específicos. As salas dos quatro cursos se encontram no mesmo bloco, central, da faculdade; sendo que História e Serviço Social se encontram majoritariamente no andar de cima e Relações Internacionais e Direito, no de baixo. Com a exceção do quinto ano, o Direito fica em um mesmo corredor, no qual as salas seguem ordem decrescente até seu final (onde está a sala do primeiro ano).

 

3.      Como fazer a inscrição para biblioteca?

 

R: Para isto basta se dirigir à biblioteca e conversar com algum de seus funcionários/estagiários. Para o cadastro, eles pedirão algumas informações e tirarão uma foto para seu “perfil” de usuário. Com este usuário, o qual utilizará seu cpf, você poderá reservar livros da Unesp – em suas diversas unidades – e de outras universidades, renovar os livros que possui e observar a quantidade e quais livros estão em seu nome.

 

4.      Kit Calouro 2018

 

R: O CADir vende anualmente um kit de produtos. Eles podem variar de ano pra ano de acordo com a gestão vigente. O kit 2018 conta com camiseta, samba canção/short doll, caneca, chaveiro e adesivo e está sendo vendido em plantões anunciados pelo próprio CA.

 

5.       Como conseguir a carteirinha do curso?

 

R: A carteirinha será disponibilizada pelo CADir. Para isto, reservaremos alguns dias onde serão realizados plantões para anotar as informações necessárias para colocar na carteirinha, como nome completo, R.A. (Registro do Aluno), etc.

 

6.       Como funciona o ADOTE e como ter acesso a informações sobre?

 

R: Os veteranos oferecem gratuitamente moradia por um mês para os calouros, com o objetivo de integrar e recepcionar os mesmos. O CADir disponibiliza um PDF com o nome dos apartamentos e repúblicas que se oferecem para hospedar os ingressantes.

 

 

 

ENTIDADES REPRESENTATIVAS

7.       Quais são as entidades representativas dos estudantes da UNESP?

 

R: As entidades representativas dos estudantes da unesp são os quatro Centros Acadêmicos, cada um representando um curso do campus (CADir, CAHis, CARI, CASS), e a moradia estudantil.

 

8.       O que é o CADir e qual sua função?

 

R: É o Centro Acadêmico de Direito “André Franco Montoro”, a entidade representativa dos estudantes de Direito da UNESP. É a entidade responsável pela idealização e efetivação de políticas para o corredor de Direito, tais como a forma de recepção dos ingressantes do curso, a realização de eventos e o direcionamento político de momentos relevantes para o conjunto da comunidade acadêmica e da universidade pública como um todo. É também a principal entidade encarregada da construção, acompanhamento e diálogo diários com os alunos do Direito.

 

9.       Como se tornar um membro do CADir?

 

R: Para isto é necessário montar uma chapa para concorrer as eleições de fim de ano.

 

10.      O que faz um RD?

 

R: O RD, ou representante discente, é aquele que tem a responsabilidade formal de representação do corpo dos alunos em órgãos institucionais importantes, como: o Departamento de Direito Público, o Departamento de Direito Privado e o Conselho de Curso. Ele é o principal responsável por ouvir e discutir com os estudantes as suas demandas e levá-las até estes órgãos, lutando para que sejam efetivadas. Ao mesmo tempo, ele é o porta-voz de tudo que se discute pelos Departamentos e Conselhos, sendo também o responsável por publicizar e retransmitir a mensagem ao corredor, garantindo que os discentes tenham acesso a todo tipo de informação.

 

11.       Como posso me tornar um RD?

 

R: É necessário fazer uma dupla com alguém e concorrer as eleições de fim de ano.

 

12.      Quem são os atuais RDs?

 

R: Alessandra Souza Garcia, Leonardo Rosa; Maria Clara Aguiar, Vivian Facioli; Eduardo Augusto Moura Sousa, Marina Christensen; Jéssica Xavier e Augusto.

 

13.      Quando e como ocorrem as eleições para CADir e RDs?

 

R: Ambas as eleições ocorrem em novembro e são feitas juntas, apesar de se tratarem de órgãos de representatividade diferentes.

 

14.      Como posso contatar o CADir, em caso de necessidade?

 

R: Em qualquer caso, pode-se enviar mensagem no facebook do perfil Cadir ou na Página Travessia ou em um de nossos perfis pessoais. Além disso, podemos ser encontrados na Unesp: salas de aula, biblioteca, na salinha do Cadir, etc. Caso necessário, nossos telefones serão disponibilizados ao final deste documento.

 

15.      O que é Assembleia?

 

R: Assembléia é a máxima forma de deliberação do movimento estudantil. Todos os cursos possuem assembléias próprias e, também, existem assembléias de todo o campus, na qual todas as grandes decisões que envolvem os cursos são debatidas e votadas.

 

 

PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

16.      Quais são os auxílios de permanência possíveis?

 

R: Auxílio Socioeconômico, auxílio aluguel, subsídio alimentação, auxílio estágio, auxílio especial, auxílio provisório, auxílio transporte, moradia estudantil e restaurante universitário.  

 

17.      Como faço requerimento da bolsa BAAE?

 

R: Tem-se que preencher um formulário socioeconômico requisitando. As inscriçoes dos ingressantes abre no começo do ano e a dos veterano abre no final do ano.

 

18.      Como funciona a moradia e como entrar?

R: É uma casa que a UNESP proporciona sem cobrança de aluguel para os alunos. Para mais informações, foi feito um documento completo sobre ela disponível em: <https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vQMr4STlxovHzrp_7_GsPAEDswSFnBGd8uuU3EcLzq4pmKL2wfFHJueJDpoHEn6GnZalwDYPnA86tZL/pub>

 

 

 

 

CURSO

19.       Como eu tenho acesso aos textos necessários para as aulas?

 

R: Há várias formas de consegui-los, porém nem sempre é possível encontrar todos os textos. Alguns são deixados pelos professores para serem impressos no xerox da faculdade, encontrado no Centro de Vivência; outros serão enviados via email ou disponibilizados em sistemas online, como moodle. Alguns, além disso, são encontrados em sites de download ou lojas virtuais ou físicas. É sempre interessante criar pastas em drive para a turma, assim todos poderão compartilhar os textos e livros que acharem, facilitando o trabalho de todos.

O CADir conta com um acervo de textos que pode ajudá-lo também. Para isso, é só dar uma passada na salinha e olhar o nosso arquivo.

 

20.       Como eu faço pra usar as impressões grátis?

 

R: Para isso, deve-se ir ao STI (Setor técnico de informática), no bloco da graduação, e conversar com os funcionários de lá. No entanto, é permitida apenas certa quantidade de folhas impressas.

 

21.       Como contatar os professores?

 

R: Em regra, é mais fácil conversar com eles pessoalmente na faculdade, encontrando-os nos períodos de suas aulas; mas cada um possui um email e, em alguns casos, redes sociais que possibilitem o contato.

 

22.      O que é e pra que serve o SISGRAD?

 

R: O SISGRAD é o principal sistema online de comunicação da graduação, onde os alunos podem ter acesso as suas notas, a sua frequência, aos documentos necessários, bem como fazer as suas rematrículas, acessar o histórico escolar, realizar a avaliação institucional das disciplinas e docentes, dentre outras funções.

 

23.       Como acessar os planos de aula dos professores?

 

R: Os planos de aula dos professores ficam disponíveis em PDF por meio do SISGRAD. Entretanto, é preciso ficar atento pois muitos dos planos presentes no sisgrad estão desatualizados, uma vez que muitas vezes os professores disponibilizam os planos de aula anuais atualizados em suas próprias aulas, via email ou através de outras ferramentas.

 

24.      É possível conseguir DP por falta?

 

R: Caso o aluno tenha menos de setenta por cento de presença nas aulas de uma determinada matéria, ocorre a reprovação na disciplina. É possível acompanhar as frequências por meio do sisgrad.

 

25.      Qual a média das notas na UNESP?

 

R: A média por disciplina é cinco.

 

26.      Quantas horas complementares são necessárias e como as entregar?

 

R: O número de horas de atividade complementar varia ano a ano e é informado por meio do SISGRAD. Essas horas são entregues anualmente ao fim do ano na seção técnica de graduação.

 

27.      Quais os tipos de atividade complementar?

 

R: O leque de atividades complementares na Unesp é bastante vasto, abrangendo praticamente todo o tipo de atividade acadêmica extraclasse. Nisso se incluem pesquisas científicas, participação como observador de eventos acadêmicos, composição de mesas em debates, atuação em projetos de extensão e etc.

 

28.       Como funcionam os estágios supervisionados?

 

R:  É uma atividade obrigatória para formação e desenvolvimento do perfil do aluno; divide-se em dois eixos principais: estágio prático e estágio simulado, cada qual contabilizando 150 horas de aproveitamento. Possui novo regulamento disponível em <http://www.franca.unesp.br/Home/Graduacao37/2018-novo-regulamento-do-curso.pdf>.

Em casos de dúvidas, pode-se contatar a Profª Drª Luciana Canavez, o Prof. Dr. José Carlos Oliveira, Emerson Siqueira e Hygor Pedrosa, ambos do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ); ou entrar no site <http://www.franca.unesp.br/#!/graduacao/nucleo-de-pratica-juridica/> para, por exemplo, retirar formulários de estágios.

Estágio simulado:

O estágio simulado são atividades extras exigidas, de realização algumas na UNESP e outras no fórum, por exemplo, de Franca ou outra cidade. É parte da formação acadêmica do aluno de direito e são pedidos elaboração de auto findos, visita a audiências e relatório destas.

Estágio prático:

Já o prático engloba as atuações em escritórios, Ministério Público, Centro Jurídico Social (vinculado à UNESP) e demais órgãos.

 

 

OAB

29.        Quais as datas das provas da OAB de 2018?

 

R: Ao longo de 2018, ocorreram três exames da Ordem:

XXV Exame XXVI Exame XXVII Exame
Publicação do Edital

23 JAN

29 MAI

18 SET

Data limite das inscrições

 2 FEV

8 JUN

28 SET

Prova da 1º Fase

8 ABR

29 JUL

18 NOV

Prova da 2º Fase

27 MAI

16 SET 20 JAN/19

 

 

 

 

 

TCC

30.      O que é?

 

R: É o Trabalho de Conclusão de Curso; representa a avaliação final da formação universitária e do curso superior. Em regra, é realizado, nas diversas faculdades, individualmente e na forma de dissertação, supervisionado por um professor orientador que deverá auxiliar o aluno na escolha e desenvolvimento do tema. Este pode ser utilizado com base em alguns critérios como afinidade com o tema, relevância para a comunidade científica e para a sociedade, inovação, etc.; portanto, ter uma busca anterior sobre temas que lhe interessam e encontrar um professor que o ajude é essencial. Concluído, ele será avaliado por uma banca examinadora que terá, também, breve exposição oral do formando para analisar sua argumentação dentro do estruturado.

 

31.       Como funciona no direito?

 

R: Em direito, o TCC segue os preceitos anteriormente ditos, porém, discutia-se a inserção de artigos nesta categoria, ampliando as possibilidades dos alunos. Este adentrou como método avaliativo, com regulamento junto à monografia, que pode ser visto no site <http://www.franca.unesp.br/Home/Graduacao37/2018-novo-regulamento-do-curso.pdf>. Acreditamos que o debate acerca deste ponto deve ser reforçado e devemos enquanto alunos proporcionar discussões sobre outros, como por exemplo a questão da “relevância para a comunidade científica” e o comumente estado de tratar o TCC mercadologicamente.

 

 

PESQUISA

32.       Como faço para pesquisar? Como achar um orientador?

R: Você pensa em um tema do seu interesse, procura um orientador que tem disciplina relacionada e vocês fazem uma programação e pode concorrer a bolsas de pesquisa, como CNPQ e FAPESP.

 

33.      Como conseguir bolsa?

R: Depende. Você deve enviar o projeto de pesquisa para concorrer a bolsa de agência. O escritório de apoio à pesquisa EAP, pode te orientar sobre isso.

 

 

EXTENSÃO

34.      O que são grupos de extensão?

R: São espaços de construção e crítica social-universitária, nos quais há uma promoção de interação transformadora, que une os conhecimentos obtidos dentro do âmbito universitário com aqueles fora deste. Existem grupos extensionistas com diversos perfis na UNESP, conhecê-los e contribuir para sua formação e atuação é realizar um projeto de mudança com a sociedade.

 

35.       Como faço para participar?

R: Não são necessárias qualificações específicas, basta entrar em contato com o grupo através das redes sociais deste ou de integrantes e visitar alguma reunião para conhecê-los melhor. Além disso, pode-se acompanhar os eventos realizados para divulgação e promoção das extensões.

 

 

 

MONITORIA

36.      O que é monitoria?

R: Monitoria é uma forma de auxiliar o professor na realização das aulas, correção de trabalhos, etc.

 

37.      Como fazer para ser monitor de alguma disciplina?

R: Não são todos os professores que oferecem monitoria, o ideal é conversar pessoalmente com cada um e seu método.

 

 

UNESP

38.      Como conectar no Eduroam (Wi-fi)?

R: Para conectar a sua rede no eduroam é preciso estar logado na central de sistemas. As orientações de como fazer esta conexão podem ser encontradas no link: http://www.ia.unesp.br/#!/rede-sem-fio/instrucoes-gerais-de-configuracao-do-eduroam/.

 

39.      Como obter informações sobre o RU?

R: As informações sobre o restaurante universitário podem ser obtidas no seu próprio guichê ou na sua página do facebook: <https://www.facebook.com/Restaurante-Universit%C3%A1rio-RU-UNESPFranca-414395545281524/>.

 

40.      Qual a função do STAEPE?

R: O staepe tem como função conceder o apoio técnico a graduação, efetuando, por exemplo, a reserva dos espaços e a concessão e manutenção dos materiais da faculdade, como projetores, ar condicionados e outros materiais.

 

41.       Qual o horário de funcionamento do setor de graduação?

R: O setor de graduação funciona de segunda a sexta, das 8h ao meio dia e das 13:30 às 19:30.

 

42.       Como conseguir usar as vagas de carro dentro da UNESP?

R: Para estacionar o carro dentro da unesp é preciso efetuar um cadastro por meio do link: http://www.franca.unesp.br/#!/cadastrodeveiculos. Posteriormente, é preciso retirar o adesivo de acesso na seção de atividades auxiliares.

 

43.       Qual o horário de funcionamento da biblioteca?

R: A biblioteca funciona de segunda a sexta, das 8:15 às 22h.

 

44.       Quais são as facilidades dentro da UNESP?

R: Giga, xerox, postinho, caixa eletrônico do Santander, laboratório de informática, etc.

 

 

 

TRAVESSIA

45.       O que é a Travessia? Qual a proposta política?

R: A Travessia é a atual gestão do Cadir; teve gênese diferenciada das demais chapas, comumente formadas por membros já próximos amigavelmente e por vezes com ideias discrepantes, dificultando o trabalho enquanto gestão. A formação da Travessia ocorreu com rodas e encontros para debates de questões importantes ao ambiente estudantil, político e socioeconômico e, com estas, os participantes se afinaram e identificaram, podendo construir a imagem do grupo, mais unido e conciso.

Resumidamente, a Travessia se funda na combatividade, na organização democrática e participativa e num projeto socialista. Logo, afastamos e combatemos as ideias que claramente defendam os fundamentos capitalistas e aquelas que indiretamente façam apologia ao capital, apesar de sua aparente rejeição – projetos de apaziguamento, conciliação, etc.

 

46.       Quais são os membros?

R: Ananda Sanchez (Bipolar) – 2° ano

Barbara Ortiz (Obrigada/Tata/Tatona) – 3° ano – (11) 97319-7639

Daniel Mota (Eclipse) – 2° ano

Douglas Victor (Madruga) – 2° ano – (16) 99156-4510

Eduardo Augusto (Duende) – 2° ano – (11) 98624-5042

Gabriel Martins (Abacaxi) – 2° ano – (11) 97097-3141

Gabriela Rangel (Kombi) – 2° ano

Guilherme Cortez – 3° ano

Lara Dalla Vechia (Land) – 2° ano

Lethicya Ide (Apagão) – 2° ano – (11) 96408-8840

Luiz Antonio (Jaú) – 3° ano

Marina Christensen (Ponta) – 2° ano – (11) 99843-9950

Roan Chimello (Mogli/Chrimello) – 4° ano (16) 99961-6533